Social Icons

Pages

Resenha: Capitães da Areia

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Capitães da AreiaD

Descrições Técnicas:
Capitães da Areia
288 páginas
Jorge Amado
Romance
Editora: Companhia das Letras
♥♥♥♥

O livro se baseia na história de meninos abandonados, se virando sozinho cada um se arranja como pode. Cada um deles tem uma personalidade diferente, um é mais bonitão e vive de "sem-vergonhismo" pelas madrugadas da cidade. Outros são mais religiosos e tem aquele que é líder, o maior, o mais forte. Eles moram todos juntos. Publicado em 1937, pouco depois de implantado o Estado Novo, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em 1940, marcou época na vida literária brasileira, com nova edição, e a partir daí, sucederam-se as edições nacionais e em idiomas estrangeiros. A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema. Documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo. Os Capitães da Areia é um grupo de meninos de rua. O livro é dividido em três partes. Antes delas, no entanto, via uma seqüência de pseudo- reportagens, explica-se que os Capitães da Areia é um grupo de menores abandonados e marginalizados, que aterrorizam Salvador. Os únicos que se relacionam com eles são Padre José Pedro e uma mãe-de-santo. O Reformatório é um antro de crueldades, e a polícia os caçam como os adultos antes do tempo que são. A primeira parte em si, "Sob a lua, num velho trapiche abandonado" conta algumas histórias quase independentes sobre alguns dos principais Capitães da Areia (o grupo chegava a quase cem, morando num trapiche abandonado, mas tinha líderes).

- Eu li esse livro para um trabalho da escola, de início eu achei meio complicado a leitura, mas logo de acostumei com as palavras usadas, a história acontece em Salvador. Eu gostei muito mesmo, mas tirei uma categoria pelo difícil entendimento do desenrolar da história. Super Recomendo!  

4 comentários:

  1. Olá, Caroline!
    Não sou fã de livros nesse estilo, mas também tive que lê-lo para fazer uma prova na escola! :)
    Tenha uma maravilhosa semana!
    Beijos!

    Biih
    http://hellostar.org

    ResponderExcluir
  2. Começarei hoje a ler este livro. Vi o filme e fiquei curiosa demais para conhecer a obra! Gostei da resenha, Caroline! bjs

    ResponderExcluir
  3. Que bom Thais, eu amei ele... Foi o primeiro livro brasileiro que li e aprovei. bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Bianca, pois é eu também prefiro mais literatura americana :) Beijos!

    ResponderExcluir